Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Lei Geral de Proteção de Dados

há 5 anos


Nossos dispositivos, estão sempre conectados e mesmo sem perceber nossas buscas dizem muito sobre quem somos e o que procuramos nas redes. As conexões realizadas no dia a dia deixam marcas e históricos no mundo virtual. Por exemplo: quando fazemos cadastro em algum sistema, uma série de dados são coletados e determinadas empresas podem ter acesso a essas informações, por esse motivo, a Lei de Proteção de Dados foi criada.

A Lei Geral de Proteção de Dados (nº 13.709 de 2018), que completou um ano no mês de agosto, regulamenta o tratamento de dados de pessoas por empresas privadas e públicas. Determina também como serão coletadas e tratadas, essas informações, além de prever punições no descumprimento.

A lei também irá exigir uma certa atenção das empresas em relação com os clientes e usuários, pois a nova lei garante novos direitos para o cidadão em relação a proteção de dados. As pessoas poderão exigir que uma empresa informe se possui algum dado seu, podendo exigir que a empresa apague todos os seus dados que estão armazenados ali.

Porém, as novas regras só começarão a vigorar em agosto de 2020, sendo que, está em vigor o período de adaptação. Essa fase de transição foi estabelecida pelos legisladores com o argumento de que os órgãos e empresas precisam de tempo para organizar e conseguir colocar em prática as novas exigências. Enquanto a Lei de Proteção de Dados não entra em vigor, o cidadão deve recorrer a atual legislação.

  • Publicações31
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-geral-de-protecao-de-dados/755329206

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)